15 História infantil para dormir: Contos com interpretação

Data da postagem 16/11/2023 Categoria da postagem Dicas
Visualizações
125.748 visualizações
Imagem do autor Equipe de Redação Moda Love
Equipe de Redação Moda Love
Redator da Moda Love

Bem-vindo ao universo encantado de história infantil para dormir! Na hora de conduzir os pequenos para uma noite tranquila e cheia de sonhos, nada melhor do que uma boa narrativa que estimule a imaginação e transporte-os para mundos mágicos. Nossa seleção cuidadosa de contos abrange fábulas clássicas, contos de fadas curtos para você ter ideia do que pode contar para seu pequeno no final da noite.

Prepare-se para embarcar em jornadas emocionantes com personagens adoráveis, mensagens valiosas e cenários mágicos. Cada história foi escolhida com carinho para criar um ambiente acolhedor e garantir que as crianças tenham uma noite serena.

As melhores histórias infantis para dormir

Confira a seguir a nossa lista das 10 histórias infantis para dormir:

1. "A Lebre e a Tartaruga" (Fábula de Esopo):

Era uma vez uma lebre rápida e confiante que zombava da tartaruga por sua lentidão. Certo dia, desafiada pela tartaruga, a lebre concordou em uma corrida. Confiantemente, a lebre partiu em alta velocidade, deixando a tartaruga para trás.

No entanto, à medida que a lebre corria, ela começou a se sentir confiante demais e decidiu fazer uma pausa para descansar e tirar uma soneca. Enquanto isso, a tartaruga continuou avançando lentamente, mas constantemente. Quando a lebre acordou, percebeu que a tartaruga estava prestes a cruzar a linha de chegada.

A fábula ensina que a persistência e a constância podem levar ao sucesso, superando até mesmo a velocidade e a confiança inicial.

lebre e tartaruga

Foto: Reprodução

2. "A Bela Adormecida" (Conto de Fadas):

Num reino distante, uma bela princesa chamada Aurora foi amaldiçoada por uma bruxa malévola. A maldição determinava que, ao completar dezesseis anos, a princesa picaria o dedo em uma roca e cairia em um sono profundo. No entanto, um príncipe corajoso, guiado pelo amor verdadeiro, poderia despertá-la.

Os pais de Aurora, desesperados para proteger sua filha, enviaram-na para viver com fadas bondosas, que a criaram como uma simples camponesa, escondendo sua verdadeira identidade. No dia de seu décimo sexto aniversário, Aurora encontrou a roca e cumpriu a maldição.

No entanto, o príncipe, inspirado pelo amor verdadeiro, encontrou Aurora no castelo adormecido e a despertou com um beijo. O amor triunfou sobre a maldição, e o reino celebrou o despertar da bela adormecida.

3. "O Patinho Feio" (Conto de Hans Christian Andersen):

Num lago tranquilo, uma pata ansiosa esperava seus ovos chocarem. Quando o último ovo finalmente se abriu, dela saiu um patinho feio, muito diferente dos outros patinhos. Rejeitado pelos demais animais da fazenda, o patinho feio partiu em uma jornada de autodescoberta.

Ao longo de suas aventuras, o patinho enfrentou desafios e se deparou com diferentes aves que, inicialmente, o rejeitavam. No entanto, à medida que o tempo passava, o patinho feio crescia e se transformava em um belo cisne. Descobrindo sua verdadeira identidade, ele percebeu que sempre foi um cisne, e não um pato.

O conto destaca a importância da aceitação, autoaceitação e a beleza única que cada um carrega dentro de si, independentemente das aparências iniciais.

patinho feio

Foto: Divulgação

4. "O Pequeno Príncipe" (Livro de Antoine de Saint-Exupéry):

O Pequeno Príncipe, um habitante de um pequeno asteroide, embarca em uma jornada interestelar, visitando diversos planetas e encontrando personagens únicos. Cada planeta apresenta uma lição filosófica valiosa, proporcionando uma reflexão profunda sobre a natureza humana e a vida.

Em sua jornada, o Pequeno Príncipe encontra um rei solitário, um acendedor de lampiões obcecado pelo tempo, um geógrafo que nunca sai do lugar, entre outros. Cada encontro revela aspectos da complexidade da existência e da importância de valores como a amizade, a compaixão e o amor.

A história atinge seu ápice quando o Pequeno Príncipe chega à Terra e conhece um aviador, tornando-se amigos. Ao longo da narrativa, Saint-Exupéry oferece lições filosóficas sobre a essência da vida e a importância de enxergar com o coração.

5. "Rapunzel" (Conto de Fadas dos Irmãos Grimm):

Rapunzel, uma linda jovem com longos cabelos dourados mágicos, é aprisionada em uma torre por uma bruxa malvada desde a infância. A bruxa a visita usando os cabelos de Rapunzel como uma escada para entrar na torre. A situação muda quando um príncipe, ao ouvir o canto melodioso de Rapunzel, a encontra e decide resgatá-la.

O príncipe visita Rapunzel secretamente, usando seus cabelos como escada. No entanto, a bruxa descobre o romance e corta os cabelos de Rapunzel, deixando-a sozinha e desamparada. Desesperada, Rapunzel chora, e suas lágrimas mágicas restauram a visão do príncipe, que a encontra com a ajuda de suas lágrimas.

A história destaca temas de amor verdadeiro, coragem e a superação de desafios, enfatizando a importância da liberdade e da perseverança.

rapunzec

Foto: Divulgação

6. "Winnie the Pooh" (Histórias de A.A. Milne):

No Bosque dos Cem Acres, Winnie the Pooh, um ursinho amante de mel, compartilha suas adoráveis aventuras com seus amigos, incluindo Leitão, Tigrão, Coelho, Ió, Corujão e Cristóvão Robin. As histórias, escritas por A.A. Milne, destacam a simplicidade, a amizade e a busca pela felicidade nas pequenas coisas da vida.

Winnie the Pooh é conhecido por suas filosofias simples e sábias sobre a vida. Suas jornadas incluem expedições em busca de mel, a solução de problemas e a celebração de momentos especiais. Cada personagem contribui com sua personalidade única, ensinando lições valiosas sobre aceitação, amizade e alegria.

Essas histórias encantadoras continuam a cativar leitores de todas as idades, transmitindo uma mensagem atemporal sobre a importância de apreciar as alegrias simples da vida e a conexão com os outros.

7. "O Gato de Botas" (Conto de Charles Perrault):

A história esperta do Gato de Botas começa quando um filho herda apenas um gato de seu pai falecido. Surpreendentemente, o gato revela ser mais do que aparenta. Com sagacidade e astúcia, o Gato de Botas elabora um plano para transformar seu dono pobre em um nobre marquês.

O Gato de Botas usa artimanhas para enganar o rei e a rainha, apresentando seu dono como um homem rico e poderoso. Ele cria uma série de situações encantadoras e engraçadas para garantir o sucesso do plano, incluindo persuadir o rei de que seu mestre possui terras férteis e, até mesmo, conseguir um castelo.

A história destaca a inteligência, a criatividade e a lealdade do Gato de Botas, mostrando como a astúcia pode superar as adversidades e levar a grandes conquistas.

gato de botas

Foto: Divulgação

8. "O Mágico de Oz" (Livro de L. Frank Baum):

Dorothy, uma jovem do Kansas, é levada por um tornado para a Terra de Oz, onde embarca em uma jornada extraordinária para encontrar o Mágico de Oz e retornar para casa. Ao longo do caminho, ela faz amigos improváveis: o Espantalho em busca de um cérebro, o Homem de Lata em busca de um coração e o Leão Covarde em busca de coragem.

A história destaca temas de coragem, amizade e a crença no poder interior de cada indivíduo. Cada personagem enfrenta desafios únicos, mas, juntos, eles descobrem que têm as qualidades que buscavam desde o início. O Mágico de Oz enfatiza a ideia de que, muitas vezes, o que procuramos está dentro de nós mesmos.

9. "A Pequena Sereia" (Conto de Hans Christian Andersen):

A Pequena Sereia, Ariel, é uma sereia fascinada pelo mundo humano. Desafiando a vontade de seu pai, o Rei Tritão, ela troca sua voz encantadora por pernas humanas com a bruxa do mar Ursula para viver na superfície e conquistar o amor do príncipe Eric.

A história explora temas de amor, sacrifício e a busca pela própria identidade. Ariel enfrenta desafios e perigos para encontrar seu lugar tanto no mundo humano quanto no subaquático. No final, suas escolhas têm consequências profundas, destacando a importância de aceitar a si mesma e seguir seu coração.

pequena serie

Foto: Divulgação

10. "Peter Pan" (Livro de J.M. Barrie):

"Peter Pan" narra as aventuras mágicas de Peter, o garoto que nunca cresce, e seus amigos na Terra do Nunca. Eles enfrentam o Capitão Gancho, exploram a ilha e vivem em um estado eterno de infância.

A história toca em temas de imaginação, amizade e o desejo de permanecer jovem para sempre. Peter Pan personifica a ideia de manter viva a chama da juventude interior e acreditar no poder dos sonhos. A narrativa encantadora de J.M. Barrie cativa leitores de todas as idades, lembrando-nos da importância de preservar a magia e a inocência da infância.

11. "A Jornada da Leoa Elsa":

Nas vastas planícies africanas, viveu uma leoa chamada Elsa. Ela foi criada por humanos desde filhote, e sua história tornou-se famosa através do livro "Nascida Livre". Elsa mostrou que, mesmo sendo uma leoa, podia encontrar seu lugar no mundo selvagem, ensinando sobre coragem e liberdade.

12. "O Garotinho que Virou o Mundo de Cabeça para Baixo - Louis Braille":

Numa pequena cidade na França, nasceu um menino chamado Louis Braille, que perdeu a visão em um acidente. Determinado a superar os desafios, ele desenvolveu um sistema de leitura tátil que revolucionou a educação para pessoas cegas. A história de Louis mostra como a criatividade e a perseverança podem mudar o mundo.

13. "A Menina que Plantou um Bosque - Jadav Payeng":

Numa ilha no rio Brahmaputra, na Índia, viveu uma menina chamada Jadav Payeng. Preocupado com a perda de vegetação devido às cheias, Jadav começou a plantar árvores. Ao longo dos anos, seu esforço solitário se transformou numa floresta exuberante, mostrando o impacto positivo de ações individuais na preservação ambiental.

14. "O Garoto que Fez a Diferença - Ryan Hreljac":

Numa pequena cidade no Canadá, um garoto chamado Ryan Hreljac aprendeu sobre a escassez de água potável no mundo. Determinado a fazer a diferença, ele iniciou uma campanha para arrecadar fundos para construir poços de água em comunidades carentes na África. A história de Ryan destaca como uma ideia simples pode ter um impacto global.

15. "A Garotinha que Amava Pássaros - Phoebe Snetsinger":

Nos Estados Unidos, viveu uma garotinha chamada Phoebe Snetsinger, que sempre amou observar pássaros. Quando recebeu uma notícia de saúde preocupante, Phoebe decidiu dedicar o resto de sua vida à sua paixão, tornando-se uma renomada observadora de aves, registrando mais de 8.000 espécies. A história de Phoebe fala sobre a importância de seguir nossas paixões, independentemente das circunstâncias.

E aí, Gostou?

Encontrar a História infantil para dormir às vezes é algo chato, mas agora você tem uma lista para tirar ideias! Gostou desse conteúdo? Compartilhe com os amigos! E dê uma olhada nas nossas outras postagens aqui no Blog Moda Love! Não deixe também de visitar nossa loja Moda Love, e confira as diversas opções de roupas infantis para seu pequeno!

Perguntas Frequentes

Por que contar histórias para dormir é importante?

Contar histórias antes de dormir não apenas estimula a imaginação das crianças, mas também ajuda a criar uma rotina tranquila e reconfortante, facilitando o processo de adormecer.

Quantas histórias devo contar em uma noite?

O número de histórias pode variar, mas é recomendável escolher uma ou duas, dependendo do tempo disponível. O objetivo é criar um momento relaxante e não prolongar demais a hora de dormir.

Posso inventar minhas próprias histórias?

Certamente! Inventar histórias é uma maneira maravilhosa de personalizar a experiência. Deixe a imaginação fluir e crie narrativas que tenham significado para você e seu pequeno ouvinte.

Aceite os cookies e tenha uma melhor experiência em nosso site, consulte nossa Política de Privacidade.