20+ Nomes Femininos Mais Populares em 2024!

Data da postagem 14/11/2023 Categoria da postagem Dicas
Visualizações
7.215 visualizações

Explorar nomes femininos é uma jornada emocionante e significativa, pois cada nome carrega consigo uma história, um significado e, muitas vezes, uma conexão cultural. Nesta lista, apresentamos uma seleção de 20+ nomes femininos, acompanhados de seus significados, inspirando-se em raízes gregas, latinas, germânicas e até mesmo turcas.

Desde nomes clássicos como Helena e Sophia até opções modernas como Aria e Harper, esta lista oferece uma variedade de escolhas para todos os gostos. Que essa compilação sirva como fonte de inspiração ao buscar o nome perfeito para a pequena que está a caminho.

Os nomes femininos mais populares

Veja uma lista de 15 nomes diferentes e seus significados!

  • Helena: significa “a reluzente”, “a resplandecente”, de origem grega. É um nome que remete à beleza e à luz, inspirado na personagem mitológica Helena de Troia, que era considerada a mulher mais bonita do mundo.
  • Alice: significa “de qualidade nobre”, “de linhagem nobre”, de origem germânica. É um nome que expressa nobreza, elegância e distinção, além de ser associado à personagem do livro “Alice no País das Maravilhas”, de Lewis Carroll, que representa a curiosidade, a imaginação e a aventura.
  • Laura: significa “loureiro”, “vitoriosa”, “triunfadora”, de origem latina. É um nome que simboliza a vitória, a glória e o sucesso, pois o loureiro era usado pelos romanos para coroar os vencedores de competições e batalhas. Laura é um nome que também se destaca pela sua sonoridade suave e delicada.
  • Maria Alice: significa “senhora soberana de qualidade nobre”, “a pura de linhagem nobre”, de origem hebraica e germânica. É um nome composto pela união de dois nomes muito populares no Brasil: Maria, que significa “senhora soberana”, “a pura”, e Alice, que significa “de qualidade nobre”, “de linhagem nobre”. Maria Alice é um nome que transmite pureza, nobreza e soberania, além de ser um nome muito harmonioso e elegante.
  • Sophia: significa “sabedoria”, “a sábia”, de origem grega. É um nome que representa a inteligência, a erudição e o conhecimento, pois deriva da palavra grega “sophia”, que significa “sabedoria”. Sophia é um nome que também remete à filosofia, que é o amor pela sabedoria, e à Sofia, que é a personificação da sabedoria divina na tradição cristã.
  • Manuela: significa “Deus está conosco”, “Deus conosco”, de origem hebraica. É um nome que expressa a confiança, a fé e a proteção divina, pois é a forma feminina de Emanuel, que significa “Deus está conosco”. Manuela é um nome que também se destaca pela sua força, determinação e coragem, pois é derivado de Manuel, que significa “homem forte”.
  • Maitê: significa “amável”, “amorosa”, “a que é amada”, de origem basca. É um nome que transmite afeto, carinho e ternura, pois deriva da palavra basca “maite”, que significa “amável”, “amorosa”. Maitê é um nome que também se destaca pela sua originalidade, beleza e sonoridade agradável.
  • Liz: significa “Deus é o meu juramento”, “consagrada a Deus”, de origem hebraica. É um nome que representa a fidelidade, a devoção e a consagração a Deus, pois é uma forma abreviada de Elisabete, que significa “Deus é o meu juramento”. Liz é um nome que também se destaca pela sua simplicidade, elegância e charme.
  • Cecília: significa “cega”, “a que não vê”, de origem latina. É um nome que remete à Santa Cecília, que é a padroeira dos músicos, dos cantores e da música sacra, pois segundo a tradição, ela cantava louvores a Deus mesmo sendo perseguida e torturada. Cecília é um nome que também se destaca pela sua graça, delicadeza e musicalidade.
  • Isabella: significa “Deus é juramento”, “consagrada a Deus”, de origem hebraica. É um nome que expressa a fidelidade, a devoção e a consagração a Deus, pois é uma variante de Isabel, que significa “Deus é juramento”. Isabella é um nome que também se destaca pela sua beleza, elegância e sofisticação, pois é a forma italiana de Isabel.
  • Luísa: significa “combatente gloriosa”, “guerreira famosa”, “famosa na guerra”, de origem germânica. É um nome que simboliza a vitória, a glória e o sucesso, pois é a forma feminina de Luís, que significa “combatente glorioso”. Luísa é um nome que também se destaca pela sua força, determinação e coragem, pois é derivado de Ludwig, que significa “homem famoso na guerra”.
  • Eloá: significa “Deus”, “Senhor”, “divindade”, de origem hebraica. É um nome que representa a soberania, a majestade e a divindade de Deus, pois é uma das formas de se referir a Deus na Bíblia, sendo a forma feminina de Elohim, que significa “Deus”. Eloá é um nome que também se destaca pela sua sonoridade suave e delicada.
  • Heloísa: significa “saudável”, “saudavelmente larga”; “combatente gloriosa”, “guerreira famosa”, “famosa na guerra”, de origem germânica. É um nome que pode ter dois significados, dependendo da sua origem. Pode ser uma forma latinizada de Helewidis, que significa “saudável”, “saudavelmente larga”, ou uma variante de Luísa, que significa “combatente gloriosa”, “guerreira famosa”, “famosa na guerra”. Heloísa é um nome que também se destaca pela sua graça, delicadeza e musicalidade.
  • Júlia: significa “fofa”, “macia”, “jovem”, “cheia de juventude”, de origem latina. É um nome que remete à doçura, à maciez e à juventude, pois deriva do latim Julius, que significa “fofo”, “macio”. Júlia é um nome que também se destaca pela sua beleza, elegância e sofisticação, pois é a forma feminina de Júlio, que era o nome de uma família nobre e influente da Roma Antiga.
  • Ayla: significa “luar”, “clarão da lua”, de origem turca. É um nome que transmite luminosidade, brilho e encanto, pois deriva da palavra turca “ay”, que significa “lua”. Ayla é um nome que também se destaca pela sua originalidade, beleza e sonoridade agradável.

nome bebe menina

Foto: Canva

Mais nomes femininos você se inspirar!

Aqui está uma lista de alguns dos nomes femininos mais populares, acompanhados de seus significados:

  • Sophia – Sabedoria: Um nome clássico e elegante que significa "sabedoria". Sophia tem sido consistentemente popular em várias culturas ao longo dos anos.
  • Olivia – Oliveira: Derivado do termo latino para "oliveira", Olivia é um nome encantador que sugere paz e fertilidade.
  • Emma – Universal: Um nome curto e doce que significa "universal". Emma é atemporal e continua sendo uma escolha popular.
  • Ava – Pássaro: Com raízes latinas, Ava significa "pássaro". Este nome curto tem uma sonoridade graciosa.
  • Isabella - Consagrada a Deus: Um nome clássico com raízes hebraicas, Isabella significa "consagrada a Deus".
  • Mia - Querida, amada: Um nome simples e carinhoso que significa "querida" ou "amada".
  • Amelia – Esforçada: Com origens germânicas, Amelia significa "esforçada" ou "trabalhadora". É um nome elegante e popular.
  • Harper – Harpista: Um nome moderno que significa "harpista". Harper tem ganhado popularidade nos últimos anos.
  • Evelyn – Desejada: Um nome suave e atemporal que significa "desejada" ou "avelã".
  • Abigail - Alegria do Pai: De origem hebraica, Abigail significa "alegria do Pai". É um nome clássico com um toque tradicional.
  • Luna – Lua: Um nome curto e místico que significa "lua". Luna tem uma vibe celestial e encantadora.
  • Aria – Melodia: Um nome musical que significa "melodia". Aria tem uma sonoridade delicada e moderna.
  • Scarlett – Vermelha: Um nome ousado e vibrante que significa "vermelha". Scarlett evoca paixão e energia.
  • Grace – Graça: Um nome que significa "graça", Grace é uma escolha elegante e clássica.
  • Chloe – Florescer: Com origens gregas, Chloe significa "florescer" ou "verde". É um nome fresco e moderno.
  • Lily – Lírio: Um nome floral que significa "lírio". Lily é delicado e atemporal.
  • Isabelle - Consagrada a Deus: Uma variação de Isabella, Isabelle também significa "consagrada a Deus".
  • Ella - Bela, fada: Um nome curto e encantador que significa "bela" ou "fada".
  • Zoe – Vida: Com origens gregas, Zoe significa "vida". É um nome animado e cheio de energia.
  • Mila – Querida: Um nome curto que significa "querida". Mila tem uma sonoridade suave e moderna.

Estes são apenas alguns exemplos, e a popularidade de nomes pode variar de acordo com a região e o tempo. Espero que esta lista seja útil!

bebezinha

Foto: Canva

E aí, Gostou?

Escolher nomes femininos muitas vezes é uma tarefa muito difícil, mas agora você tem uma lista para tirar ideias! Gostou desse conteúdo? Compartilhe com os amigos! E dê uma olhada nas nossas outras postagens aqui no Blog Moda Love! Não deixe também de visitar nossa loja Moda Love, e confira as diversas opções de roupas infantis para seu pequeno!

Perguntas Frequentes

Qual é o significado do nome Helena?

Helena significa "a reluzente" ou "a resplandecente", de origem grega, remetendo à beleza e à luz. Este nome foi inspirado na personagem mitológica Helena de Troia.

O que representa o nome Alice?

Alice significa "de qualidade nobre" ou "de linhagem nobre", de origem germânica. Além de expressar nobreza, é associado à personagem do livro "Alice no País das Maravilhas", simbolizando curiosidade, imaginação e aventura.

Qual é o simbolismo por trás do nome Laura?

Laura significa "loureiro", simbolizando vitória e sucesso, já que o loureiro era usado para coroar vencedores romanos. Destaca-se também pela sonoridade suave e delicada.

Aceite os cookies e tenha uma melhor experiência em nosso site, consulte nossa Política de Privacidade.